top of page
Buscar

Yorkshire Terrier – Tudo o que um dono precisa saber

Atualizado: 20 de mai. de 2020


O Yorkshire Terrier é uma das raças mais procuradas no Mundo devido à sua aparência e pequenas dimensões. É uma óptima raça para aqueles que vivem em pequenos apartamentos e adoram brincar com cães. No entanto não se deixe enganar com o seu ar de peluche.

O Yorkshire é um cão cheio de energia, inteligente e muito aventureiro. É difícil resistir aos seus olhos meigos, mas eles precisam de donos com um pulso firme na sua educação. 


É uma raça que não precisa de muito exercício físico, mas precisam de gastar a sua energia diariamente. Por norma os Yorkshires são inseguros perante estranhos e podem facilmente tornarem-se territoriais e dominantes. Este tipo de comportamento deve ser corrigido logo de início, principalmente se tem crianças pequenas em casa. Antes de ter uma cria aconselhamos que esteja bem informado sobre as suas características. Mas uma coisa é certa, depois de ter um dificilmente irá imaginar a sua vida sem um membro desta raça.



Características da Raça

O Yorkshire Terrier é um cão de porte pequeno com uma esperança média de vida de 15 anos, embora muitos vivam mais alguns anos. Mede cerca de 22 cm e o seu peso não costuma ultrapassar os 3,5 kg. A sua cabeça é pequena e ligeiramente achatada. Quanto ao corpo  é compacto e elegante, tendo um dorso curto e nivelado e as suas costelas levemente arqueadas. Extremamente bem proporcionado, os seus membros são curtos e rectos. As suas orelhas são pequenas, em forma de “V” e erectas. Já os seus olhos são escuros e cintilantes, médios e expressivos. Raramente irá ver um Yorkshire sem ser com a sua cabeça erguida, com uma atitude imponente e confiante.




É conhecido pela sua característica pelagem longa, lisa, sedosa e brilhante. As cores destes pequenos são o azul-aço, caramelo, preto e bronze. A aparência da sua pelagem varia conforme a tosquia e o tratamento aplicado pelos seus donos. Mas certamente que já viu Yorkies de pêlo muito comprido e outros exactamente o oposto. Seja qual for a aparência que deseja para o seu pequeno, o mais importante é o pêlo ser escovado e limpo com regularidade.

Embora seja o mais pequeno dos Terriers ele continua a ser um deles. Por isso não se esqueça que as suas características continuam a ser de caçador. Assim não irá estranhar a sua energia naquele pequeno porte.


Temperamento e comportamento


O Yorkshire  é sem dúvida alguma um excelente cão para viver consigo num apartamento. Como animal de estimação pode esperar um leal companheiro, cheio de atitude e personalidade, extremamente inteligente e energético. No entanto ele precisa de donos que saibam impor regras e educá-los. Caso ele cresça sem educação e limites acredite que terá inúmeros problemas comportamentais pela frente. E não pense que não faz mal devido ao seu tamanho. Ter um Yorkshire Terrier problemático não é tarefa fácil, pois ele não deixará ninguém aproximar-se, irá ladrar muito e morde com facilidade naqueles que entram no seu espaço. Por isso pense bem na hora de adquirir esta raça se não gosta de criar limites a um cão.


Um cão muito inteligente

O Yorkshire Terrier está no top 30 das raças mais inteligentes do mundo. Por isso deve estimular a sua mente com actividades e brincadeiras. Ensinar um Yorkie com um pulso firme mas com muita ternura pode ser um trabalho delicioso. Eles quando respeitam os seus donos aprendem com uma facilidade incrível. Quando sentem alguma insegurança nos seus ensinamentos eles só irão fazer aquilo que lhes apetece. Devido à sua inteligência eles percebem com facilidade as suas hesitações e vão usar a sua teimosia para levarem à sua avante.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

JÁ ABRIU!

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page