top of page
Buscar

TOP 10 melhores práticas de cuidado com animais domésticos!


Você sabe quais são os cuidados com animais mais importantes? O número de pessoas que adotam um bichinho de estimação tem crescido de maneira exponencial. Um dos fatores que tem estimulado tamanho interesse por animais domésticos decorre exatamente da possibilidade de serem criados em espaços reduzidos.

Leais, parceiros, brincalhões, esses anjinhos de quatro patas são a alegria de muitas famílias. Porém, todo esse amor que nos é proporcionado precisa ser retribuído com cuidados básicos que promovam a qualidade de vida e o bem-estar desses adorados peludos.

Por isso, neste texto, vamos destacar algumas práticas essenciais para que você possa prestar os cuidados necessários à manutenção da saúde do seu pet. Acompanhe a leitura na íntegra e descubra tudo isso!


1. Mantenha a higiene em dia

Os cuidados com cães e gatos vão muito além de proporcionar-lhes água e comida. É importante adotar cuidados com a higiene desde muito cedo. Os primeiros banhos podem ser dados a partir de um mês de vida. Nesse processo, recomenda-se sabonetes e shampoos específicos.

Durante o inverno, a frequência de banhos pode ser mais espaçada. Porém, isso não impede que a higienização seja feita com toalhas humedecidas, sprays específicos para as partes íntimas, patas e região dos olhos.

A limpeza dos dentes deve ser estimulada desde cedo, para que se acostumem com a escovação. Para os filhotes, envolver o dedo com um pano macio limpo ou uma fralda e limpar a gengiva do animal. Há no mercado escovas e cremes dentais próprios para isso. A frequência de escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de tártaro e problemas na gengiva.

A higiene dos ambientes também deve ser observada. Recomenda-se, caso você tenha um gatinho, que a areia da caixa seja seja limpa diariamente e trocada toda semana ou conforme necessidade (no caso de possuir mais de um felino). Do mesmo modo, considere a possibilidade de contratar uma empresa para dedetizar sua casa. Isso pode prevenir a proliferação de parasitas como pulgas, por exemplo.


2. Faça passeios regularmente com o pet

Quem não gosta de aproveitar os dias ensolarados para dar um passeio com o cãozinho? Mais do que ter momentos de descontração na companhia de um amigo fiel, estamos falando de uma oportunidade única de proporcionar aos animais o contato com outros da mesma espécie.

De quebra, tanto o tutor quanto o pet podem usufruir de um momento para praticar um pouquinho de exercício físico. Há grupos criados especialmente para passeios e troca de informações sobre animais de estimação. Além de poder estar em contato com pessoas que tenham o mesmo interesse, poderá trocar informações sobre as novidades do mundo pet.


3. Disponibilize brinquedos que o cão ou o gato gostem

Estimular seu amiguinho a fazer um pouco de movimento proporciona uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar dele. Quem tem gatos em casa sabe que os bichanos passam grande parte do dia dormindo. A fim de quebrar essa preguicinha, podemos utilizar alguns brinquedinhos como bolas coloridas, ratinhos e arranhadores.

Caso você seja um dono de gato antenado em questões ambientais, poderá optar por confeccionar os brinquedos com materiais recicláveis como garrafas pet, por exemplo. Caso queira ficar um pouco mais informado sobre o assunto, saiba que existem muitos vídeos no YouTube e artigos em blogs especializados que dão dicas interessantes sobre o assunto.


4. Dedique um momento do dia para interagir com o animal

Apatia, perda de pelos e falta de apetite podem ser sintomas de depressão. Sabe qual o remédio para tudo isso? A resposta consiste em você dedicar tempo necessário para interagir com o animal. Afinal, eles são tão fofos que isso não será nem um pouco custoso, não é mesmo?

Ainda que você tenha uma rotina bastante corrida, precisa organizar sua agenda para dedicar alguns minutinhos do seu dia àquele que fica à sua espera e faz uma festa com a sua chegada. Pegue no colo, faça carinho, escove o pelo, brinque com uma bolinha, seja qual for a maneira, trata-se de um gesto simples e costuma ser muito gratificante.

5. Organize objetos e itens da casa de acordo com a idade do pet

Os animais, ainda que estejam em idade adulta, precisam de um ambiente seguro. Nesse contexto, é importante organizar os itens da casa para evitar acidentes. Com vistas a evitar intoxicações por ingestão de substâncias nocivas à saúde, acondicione produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos em locais específicos e fora do alcance dos animais.

Objetos cortantes e ferro de passar roupas precisam ficar devidamente guardados em locais onde o animal não possa circular. Outro aspecto importante a ser destacado consiste no processo de educação do animal. Procure acostumá-lo desde cedo a não frequentar ambientes sem a sua supervisão, como a cozinha da sua casa.

Ao adotar essas pequenas práticas, você reduzirá de forma importante a possibilidade de acidentes com o seu bichinho.


6. Ofereça uma alimentação balanceada e de qualidade

Olhos expressivos, pelagem brilhante e muita disposição para brincar com a criançada são sinais claros de que seu animal está em plena forma. Um dos fatores que contribui para toda essa alegria está em proporcionar ao seu mascote uma alimentação balanceada.

A escolha do tipo de alimentação é um passo fundamental e requer a orientação de um médico veterinário nutrólogo. Nesse contexto, alguns fatores como peso, idade, se apresenta alergias, problemas cardíacos, renais, ou alterações de locomoção, precisam ser considerados antes de fazer a escolha do cardápio.

A alimentação natural está ganhando muitos adeptos, pois, em comparação com as rações industrializadas, apresenta propriedades que suprem de forma efetiva as carências nutricionais dos animais. Além disso, não tem substâncias químicas como aditivos e conservantes, muitas vezes nocivos à saúde.

Por isso, considere a possibilidade de adotar a alimentação natural para a dieta do seu bichinho. Para tanto, procure a orientação de um veterinário, ok?


7. Consulte periodicamente o veterinário

Desenvolver o hábito de levar seu pet ao veterinário é importante para a saúde dele. Geralmente, tutores postergam tal evento por entenderem que o deslocamento acaba stressando o bichinho. Todavia, essa crença pode ser bastante prejudicial para a saúde de cães e gatos.

Os filhotes precisam consultar mensalmente, durante os seis primeiros meses de vida. Isso é importante para acompanhar o desenvolvimento do animal e aplicar as primeiras vacinas.

Quando adultos, a partir dos sete meses, precisam ser submetidos às consultas anualmente. Nessas ocasiões, é feita uma avaliação clínica, bem como o reforço das vacinas.

Idosos, a partir dos 7 ou 8 anos, precisam visitar o médico veterinário a cada 6 meses. A avaliação clínica, exames de sangue, urina e, quando necessário, exames específicos como eletro e ecocardiograma, radiografias, ultrassom, entre outros.

Portanto, não perca de vista a importância de proporcionar ao seu animal um acompanhamento médico frequente e adequado às necessidades dele.


8. Fique de olho no cuidado com animais durante o inverno e o verão

Assim como os seres humanos, animais sofrem os efeitos das alterações climáticas. Por isso, precisamos ter atenção a tais eventos e adotar alguns cuidados, principalmente, nas épocas mais frias. Os cuidados precisam ser dobrados caso seu pet seja filhote ou idoso. Veja algumas práticas que podem ser aplicadas:

  • utilize roupinhas quentes;

  • disponha cobertores nos locais onde o pet costuma dormir;

  • faça passeios em horários mais quentes;

  • procure secar a pelagem após o banho;

  • consulte um veterinário para fazer uma suplementação alimentar.

9. Promova adaptações de segurança na sua casa

A segurança do seu pet precisa ser garantida e, para isso, bastam apenas alguns cuidados. Caso você more em um apartamento com varanda, é importante providenciar uma tela antiqueda. Nas regiões onde há escadas, instale uma grade de isolamento que precisa levar em conta o tamanho do seu bichinho.

Do mesmo modo, embora sejam ótimas opções de decoração e proporcionem a purificação do ar, algumas espécies de plantas podem ser nocivas à saúde de cães e gatos.


10. Mantenha em dia a documentação do seu pet

Reservar um cantinho para acondicionar a documentação do seu animalzinho poderá fazer a diferença em duas situações. A primeira diz respeito às emergências médicas. Dependendo do quadro clínico do animal, minutos podem fazer a diferença para que o diagnóstico seja rápido e uma intervenção adequada seja implementada.

Para tanto, você precisa ter ao alcance o máximo de informações sobre histórico médico, receitas, exames recentes, carteira de vacinas, entre outros dados que podem facilitar o diagnóstico por parte do veterinário.

A outra, por sua vez, consiste em ter as informações necessárias para poder embarcar para uma viagem com seu pet, precisamos apresentar alguns documentos. O ideal é entrar em contato com a empresa assim que agendar sua viagem, para verificar quais são os documentos exigidos.

Para vôos internacionais é preciso se programar com muita antecedência ( mínimo de 6 meses). Além disso, vale destacar a importância de observar a legislação, pois essa é diferente para cada país.

Agora que você já está por dentro das melhores práticas de cuidado com animais domésticos, você está pronto para adotar um novo membro para sua família. Ter um bichinho em casa trará experiências marcantes e deixará sua casa repleta de boas energias. Não perca tempo e encha sua casa de luz, adotando agora mesmo um novo amigo!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page