top of page
Buscar

Os animais também gostam de arranjar o pêlo!



Tudo sobre a tosquia em cães!


O que é a tosquia em cães?

Tosquiar um cachorro é quando você apara, tosquia ou corta os pêlos do seu cachorro. A tosquia é feita por estética, higiene e limpeza do cachorro. Algumas raças precisam de tosquia frequente, são aquelas que tem o crescimento infinito do pêlo, ou seja, se não tosquiar, o pêlo não para de crescer. Outras raças precisam de tosquia higiénica somente, para que o cão se mantenha limpo.


Por que a tosquia é importante?


O pêlo funciona como um isolante térmico para o cachorro, ele concentra o calor no corpo do cão e também evita que o cachorro absorva calor em excesso. Não é recomendado que você tosquie muito o seu cachorro, muitas pessoas cometem o erro de tosquiar completamente os cães de pelo longo no verão achando que assim o cachorro ficará mais “fresco”, mas isso não é uma verdade. A tosquia continua sendo importante porque evita que o pêlo acumule fungos, bactérias e parasitas (pulga, carrapato, etc).


A solução, se você tem um cachorro de pêlo longo e que precise de tosquia, é que você faça uma tosquia média, que mantenha o cachorro higiénico mas ao mesmo tempo não tire a função do pêlo do cão.





O que é tosquia higiénica?


A tosquia higiénica é feita para manter a higiene e a limpeza do cachorro, ela consiste em aparar os pêlos das patas (principalmente em baixo, entre as almofadas, para evitar que o cachorro fique escorregando no chão liso ou para evitar que fique encardido) e aparar a área íntima do cachorro, pois essa região acaba ficando com resquícios de urina e fezes, concentrando um cheiro desagradável e sujidade.


Principalmente com o clima quente, moscas e mosquitos começam a rondar o cachorro, atraídas pelos resíduos de xixi e cocó que ficam no pêlo. Esses insectos podem colocar ovos no cachorro, causando bicheiras.



Para cães de pêlo longo, recomendamos o banho de 15 em 15 dias. Para cães de pêlo curto, os banhos devem ser mensais.


Entre os banhos, escove sempre seu cachorro (pêlos longos – diariamente; pelos médios – a cada 3 dias; pelos curtos – uma vez por semana). A escovagem frequente ajuda a remover nós, retira os pelos mortos, melhora a circulação e espalha a gordura natural da pele, tornando os pelos mais brilhantes. Seu cachorro também costuma se sentir melhor depois de estar escovado.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

Comments


bottom of page