top of page
Buscar

Olá, primavera, olá carrapatos ...

Agora que o sol sai com mais frequência e as temperaturas estão subindo, os carrapatos também reapareceram. Esses parasitas, parecidos com pequenas aranhas achatadas, às vezes podem trazer doenças para você e seu amigo de quatro patas. A seguir, explicaremos onde e quando esses hóspedes indesejados são mais ativos e, acima de tudo, como você pode reconhecê-los, preveni-los e combatê-los.


Quem tem cachorro, sem dúvida, percebeu: eles voltaram, aqueles carrapatos chatos. Esses parasitas vivem na natureza. Assim como você e seu cachorro, eles adoram florestas, dunas, charnecas, prados, parques e jardins. Eles preferem viver na grama alta, em arbustos, samambaias e entre folhas mortas. Quando você e seu amigo de quatro patas passarem, o carrapato estará esfregando as mãozinhas (ou melhor, as patas). Em seguida, ele aproveita a oportunidade e rasteja sobre você ou seu cão para se alimentar do seu sangue ou do sangue de seu animal de estimação.


Carrapatos são artrópodes sugadores de sangue pertencentes à família Arachnidae. Eles passam por quatro diferentes estágios de vida: ovo, larva, ninfa e carrapato adulto.


Como as aranhas, os carrapatos adultos têm oito patas. Os carrapatos podem estar ativos durante todo o ano, desde que as temperaturas sejam altas o suficiente. Especialmente após o período frio da primavera, eles estão prontos para tornar nossas vidas difíceis novamente. O número de carrapatos ativos começa a aumentar em março, e eles podem nos assediar até o outono (setembro - outubro). Essas ectoparasitas podem causar irritação, bem como infecções e doenças. Portanto, é importante que você verifique se há carrapatos em seu cão e em você mesmo e, se encontrar algum, remova-os adequadamente.



Examine e elimine


Os carrapatos preferem rastejar em locais quentes. Eles amam o pescoço, orelhas, cabeça, pernas, virilha e axilas de seu animal de estimação. Claro, eles também podem ocorrer em outras partes do corpo. Quando você vai com seu cão ao salão de tosa, o tratador certamente irá informá-lo se seu cão está com carrapatos. Ele removerá o carrapato ou, se necessário, encaminhará você ao veterinário. Dependendo do estilo de vida do seu cão, você pode felizmente tomar medidas para prevenir e combater os carrapatos (e pulgas).

Seu cachorro raramente sai de casa? Mesmo assim, vale a pena verificar seu pêlo e sua pele regularmente. Você pode fazer isso usando um pente fino. Se o seu cão tiver uma pelagem de cor clara, você normalmente será capaz de identificá-los facilmente. Não se esqueça de verificar também a parte externa e interna das orelhas, bem como entre os dedos e sob a cauda. Se o seu cão sai regularmente, recomendamos que você o trate preventivamente para proteção constante. Isso é especialmente necessário nos períodos mais quentes do ano, quando a maioria dos carrapatos eclode. É sempre mais quente onde você e seu cachorro vivem? Então, a prevenção é recomendada durante todo o ano. Seu cão mora em uma região com muitos carrapatos, como áreas arborizadas? Então, seu amigo de quatro patas está sob alto risco de carrapatos e definitivamente deve ser protegido antes de você levá-lo para a natureza. Obviamente, é importante verificar sempre se há pragas em seu animal de estimação.


Se você descobrir um carrapato em seu cão, é melhor removê-lo imediatamente, porque essas criaturas sujas podem causar doenças perigosas! Porém, nem todas as picadas de carrapatos são perigosas. Cerca de 10 a 25% dos carrapatos são portadores de uma bactéria que pode adoecer pessoas e / ou animais. A condição mais comum é a doença de Lyme. Uma inflamação do cérebro, febre de Boutonneuse, erliquiose e babesiose (febre do carrapato) também podem ser uma consequência da picada de um carrapato infectado. Um anel vermelho aparece ao redor da ferida após a picada de um carrapato? Então, esse carrapato provavelmente está infectado com a bactéria Borrelia. Essa bactéria, por sua vez, causa a doença de Lyme. Os sintomas são falta de ar, febre e paralisia. Você ou seu cachorro sofrem com isso? Em seguida, vá imediatamente ao veterinário ou médico! Se você remover o carrapato em 24 horas, o risco de infecção é felizmente pequeno. Os carrapatos também podem causar encefalite em humanos e animais. Em cerca de 50% dos casos, há uma chance de dano cerebral permanente. Um dos sintomas é febre? Então também pode ser febre de Boutonneuse, uma condição que pode causar inflamação do coração com consequências fatais. O seu cão tem erupção na pele, febre e também está a sofrer de fadiga ou febre? Se for assim, pode ser erliquiose, uma doença que pode ser fatal, mais comum em cães do que em humanos, semelhante à gripe. Outra doença que ocorre principalmente em cães e menos em humanos é a babesiose. Os glóbulos vermelhos são destruídos neste processo e os sintomas incluem falta de ar, febre, dores de cabeça e musculares, urina vermelha e às vezes anemia.


Portanto, prevenir é melhor do que curar! Mas qual é a melhor maneira de remover um carrapato? Não faça isso com os dedos ou com uma pinça comum. Ao fazer isso, há uma boa chance de que a cabeça do carrapato fique presa na pele, o que pode causar infecções. É melhor comprar um removedor de carrapatos ou anzol especial e tê-los disponíveis em casa. Pegue o carrapato com o removedor de carrapato.

Faça isso o mais próximo possível da pele do cachorro. Em seguida, faça um movimento de torção com o anzol até que o carrapato se solte da pele. Se você conseguiu remover o carrapato completamente, há uma boa chance de que ele ainda esteja vivo. Certifique-se de matá-lo para que ele não ataque novamente! Ao remover um carrapato, é importante certificar-se de remover também a cabeça do carrapato. Se a cabeça estiver presa, normalmente ela sairá sozinha depois de um tempo. Nesse caso, no entanto, fique de olho nele e desinfete a área ao redor da picada. Desta forma, você pode prevenir problemas posteriores, como infecções de pele.


Carrapatos em você


Uma vez que os carrapatos não ocorrem apenas em cães, mas também em humanos, é importante verificar cuidadosamente a si mesmo e suas roupas após uma caminhada. De preferência também tome banho ou duche e verifique o seu próprio corpo e o de outras pessoas, como os seus filhos, de cima a baixo. Carrapatos gostam de lugares quentes, então preste atenção extra na virilha, axilas, joelhos, atrás das orelhas e ao redor da linha do cabelo. Eles se apegaram às suas roupas? Em seguida, é importante lavá-los a 60 graus ou secá-los na máquina.


Com as dicas acima, esperamos tê-lo informado adequadamente para que você possa prevenir e combater essas pragas irritantes. Boa sorte e acima de tudo: divirta-se caminhando!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page