top of page
Buscar

Oferecer um animal como presente é oferecer responsabilidade

Todos sabemos que não se deve oferecer um animal como presente. Cães e gatos não são brinquedos, mas seres vivos, sensíveis que necessitam de diversos cuidados de quem os adota, e de quem esperam receber carinho, amor e não serem descartados, quando “perdem a piada”.




Um cão ou um gato podem parecer o presente perfeito para oferecer no Natal ou num aniversário, especialmente a uma criança. Mas desengane-se quem assim pensa, pois, presentar alguém com um cão ou um gato implica dar responsabilidade a quem o recebe. Responsabilidade essa que pode durar 10 a 20 anos, o tempo de vida destes seres tão especiais.

Se mesmo assim, continua a querer dar um cão ou um gato de presente, certifique-se a cima de tudo que a pessoa quer mesmo ter um animal e conhece a responsabilidade que esse ato acarreta. Certifique-se também que a pessoa:

  • Dispõe de um local dentro de casa onde o animal possa dormir, brincar, onde se possa sentir seguro.

  • No caso de um gato, que existe um local onde possa fazer as necessidades e que este é limpo com regularidade, já que os gatos são animais extremamente asseados.

  • No caso de um cão, que a pessoa não está fora de cada mais de 8h por dia e que tem tempo e disposição para o levar à rua, quer chova ou faça sol, no mínimo 2 vezes por dia para fazer as suas necessidades.

  • Tem condições financeiras para alimentação e cuidados veterinários de qualidade.

  • Tem tempo para acompanhar o animal em brincadeiras, exercícios, socialização e higiene, além de dar o carinho que necessita.

  • Vai dedicar aproximadamente, 10 a 15 anos do seu tempo a cuidar de um cão ou até 20 anos se adotar um gato.

Se o cão ou gato for para uma criança deve ter em conta que ela pode não ser capaz de assumir todas estas responsabilidades. Cães e gatos são seres vivos sensíveis e não devem ser vistos como brinquedos. O mais óbvio, é os pais acabarem por assumir as responsabilidades. E em muitos casos, isso leva ao abandono ou maus-tratos desses animais por falta de tempo, recursos, conhecimento ou simplesmente por preguiça.


Se mesmo assim, o animal for um presente e estiverem reunidas todas as condições mencionadas em cima, sugerimos que o faça depois das festas. No Natal pode oferecer a coleira ou a cama do animal e entregar o patudo após o Natal ou o aniversário. Desta forma e após a correria das festas, a família pode dedicar tempo de qualidade ao novo amigo, o qual irá precisar de tempo e espaço para se ambientar à nova família e ao novo lar. Se o patudo é oferecido durante a época festiva, o animal pode ficar logo em stress e ser uma má experiência para ambas as partes, levando à devolução ou abandono do animal.

Relembramos que os animais não são brinquedos, são seres vivos, sensíveis que não podem ser descartados. Eles necessitam de cuidados e carinho e, em troca, dão-nos os melhores anos das nossas vidas.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page