top of page
Buscar

Como saber se seu gato sente dor




Os gatinhos como sabemos são animais geralmente discretos e muitos não expressam claramente sinais de dor ou desconforto. Trazemos algumas dicas para vocês poderem identificar se o seu gatinho pode estar sentindo algo que talvez você não tenha percebido. São apenas algumas dicas, recomendamos sempre que leve o seu bichano ao veterinário regularmente.

1- Inversão de comportamentos

Seu gato é calmo e manhoso e do nada ele fica agressivo? Ou o contrário, ele é naturalmente mais arisco e do nada vem pedir carinho? Isso pode ser um sinal de dor ou desconforto. Alguns gatos invertem seu comportamento comum, principalmente quando alguém tenta tocá-los.

2- Miado

Existem duas situações, seu gato pode ficar muito silencioso ou miar de uma forma diferente, mais alta e mais aguda que o normal. Esse miado acontecerá principalmente quando você tocar em alguma parte específica do corpo onde poderá estar acontecendo a dor.


3- Esconderijo

Eles já dormem em lugares inusitados não é? Só que as vezes seu gatinho poderá ir para algum lugar muito diferente de sua rotina. Quando ele estiver com dor, procurará um local mais tranquilo e sem acesso de pessoas ou outros animais, onde geralmente ele não vai.


4- Apetite

Pode parecer óbvio, mas as vezes realmente não percebemos pois eles amam trocar de ração de vez em quando. Então quando acontece do pratinho ter ficado cheio, fique de olho! A falta de apetite pode ser um sinal de dor. Ele não irá a nenhum tipo de comida com a vontade de sempre, teste com algo que ele goste bastante.


5- Aparência

Observe a aparência do seu gato, os olhos podem ser um bom indicador de sentimento de dor. Caso as membranas fiquem deslocadas por exemplo, não quando estiver dormindo e sim quando ele estiver realizando outras actividades. A parte rosinha do olho ficará mais visível. O peso também poderá indicar que algo esteja acontecendo no corpo do seu felino.

6- Movimentos

Dependendo do tipo de dor, pode afectar a movimentação, uma perna meio coxa ou até um rebolar mais evidenciado que o normal. A falta de movimentação pode ser um sinal no caso de seu gatinho ser bastante activo e ficar parado em algum cantinho. Há também um gesto bem popular: cabeça na parede. Se o seu gato estiver encostando a cabeça contra a parede como na foto, é um sinal de muita dor, leve-o ao veterinário urgentemente se for o caso.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

Comentários


bottom of page