top of page
Buscar

10 Raças de Cães Sensíveis Ao Clima Frio



Quem passeia o cão nas noites geladas de Dezembro sabe o que é tremer de frio e desejar que o seu fiel amigo fosse mais rápido a fazer as necessidades na rua.

Mas se existem raças de cães com densas camadas de pêlo capazes de guardar rebanhos na Serra da Estrela, há por outro lado outras que não se dão assim tão bem em climas frios.

A maneira mais fácil de perceber se o seu cão vai ou não precisar de cuidados extra durante o Inverno está na quantidade de pêlo e na massa corporal que ele tem.

O tamanho também pode ser um indicativo, dado que por norma os cães de menor porte têm menos capacidade de acumular calor.

Contudo, o porte do animal pode ser irrelevante se a camada de pêlo não for suficiente para o proteger. Por exemplo, enquanto que o Husky é um cão de porte médio-grande, a sua pelagem é própria para o tempo frio, mas já cães como o Galgo ou até mesmo o Weimaraner (entre outras raças) são cães que podem beneficiar de um “casaco extra” nos tempos mais frios.


Neste artigo vamos referir 10 raças de cães que são sensíveis ao clima frio. Se mora numa zona fria e tem ou está a pensar em adoptar uma destas raças, tenha a certeza de que é capaz de ajudá-los a manterem-se quentes e confortáveis durante o Inverno.



1 – Chihuahua
















2 – Cão de Crista Chinês















Esta raça pode ser encontrada tanto com pêlo (powder puff) como sem pêlo, mas nenhuma das duas variedades está preparada para o frio. São hoje excelentes cães de família, mas foram originariamente criados para caçar ratos nos navios chineses. Por terem pêlo fino ou nem sequer terem pêlo, necessitam de um cuidado extra durante o Inverno.


3 – Galgo

Criadas para correrem e caçarem, os galgos são uma raça antiga, alta e esguia, feita para sprints rápidos em climas quentes e secos. Por isso têm pouca gordura corporal e uma pelagem fina, que não os deixou preparados para os dias frios.


4 – Galgo Italiano

Um pequeno Sighthound (cães de caça que primam pela precisão visual), dizem ser a versão miniatura do Galgo. Assim como eles, são longos, esguios e com pouca massa corporal. Por isso mesmo são cães sensíveis ao frio e precisam de roupa para passarem bem nos meses de Inverno.


5 – Whippet

Outro Sighthound que também precisa de cuidados extra nos meses frios. São cães muito activos e independentes, mas muito afectuosos e bons cães de família.


6 – Terrier Rato

Têm a personalidade terrier, mas mais relaxado do que a maioria das outras raças, têm um porte pequeno e um pêlo fino são sensíveis ao clima frio.

7 – Saluki


Originário da Pérsia, é também um sighthound. São cães longo, esguios, poderosos e musculados, mas falta-lhes a estrutura corporal que lhes permita enfrentar o clima frio. Ainda assim são excelentes cães de caça e de corrida, que se dão melhor em famílias activas que lhes permitam exercitar-se.


8 – Fox Terrier Toy

Uma raça terrier pequena, que descendem directamente do Fox Terrier. São cães muito activos e inteligentes e excelentes companheiros para idosos ou até donos inexperientes. A sua pelagem fina e estrutura pequena faz com que se adaptem melhor a um clima quente.


9 . Pinscher Miniatura











É um cão pequeno de origem alemã que, apesar do seu tamanho, têm uma personalidade forte e não são recomendados para donos inexperientes. Com pouca gordura corporal e pelagem fina podem passar dias complicados no Inverno se não tiverem ajuda extra.


10 – Yorkshire Terrier


Apesar de comprido, o seu pêlo é fino e por isso não oferece uma grande protecção para o frio. Esta raça dá-se melhor com um casaco quente quando sai à rua. Se quiser saiba mais sobre a personalidade do yorkshire terrier.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page