top of page
Buscar

Razões higiénicas para tosquiar o meu cão




Podem ser realizadas tosquias “higiénicas” que têm como objetivo retirar o pêlo morto que se acumula no meio da pelagem. Remover este pêlo morto contribui para a saúde e bem-estar dos animais uma vez que pode impedir a existência da tal circulação de ar anteriormente falada. Além disso, em condições de elevada humidade (no caso de um cão que nade com muita frequência por exemplo) pode servir de substrato para o crescimento de microrganismos indesejados.

Animais com muito pêlo na base da cauda e zonas susceptíveis de ficarem sujas com urina ou fezes também podem requerer uma tosquia localizada para evitar que o pêlo ande constantemente sujo de dejectos.


Razões de saúde para tosquiar o meu cão

Há certas situações de saúde em que a tosquia apresenta efeitos, não apenas benéficos, mas também necessários, tais como:

  • Feridas ou infecções de pele – a tosquia permite uma melhor limpeza e controlo destas situações, prevenindo a contaminação das mesmas com qualquer coisa que possa estar agarrada ao pelo e diminuindo a irritação e o calor que o pelo denso possa causar; a pele infectada precisa de ar para poder recuperar da melhor forma.

  • Grandes infestações por parasitas externos – a tosquia pode ajudar na visualização dos parasitas que se escondem debaixo do pelo, mas não se esqueça que o controlo destes parasitas deve ser feito através de desparasitantes externos e a remoção do pelo por si só não garante o desaparecimento dos parasitas.

  • Pelo embaraçado/emaranhado – acontece especialmente em pêlos longos e encaracolados, mas não só. Estes nós, além de extremamente dolorosos quando puxados são também um esconderijo ideal para o crescimento de fungos e outros microrganismos. Normalmente, a solução passa pelo corte dos mesmos.


A tosquia impede a queda de pêlo?

Muitos tutores, quando confrontados com os períodos anuais da muda do pêlo, recorrem à tosquia numa tentativa de controlar os tapetes de pêlo que passam a cobrir todas as superfícies das suas casas. Mas será esta a solução? A tosquia não impede a queda natural do pêlo, mas encurta o seu comprimento. Passamos a ter a mesma quantidade de pêlos dispersos pela casa, mas são necessariamente mais pequenos.

A solução efetiva para reduzir o pêlo morto caído passa por oferecer uma alimentação cuidada (rica em ácidos gordos essenciais entre outros nutrientes importantes para a pele) e a escovagem diária com uma escova própria para a remoção de pelo solto.


Cuidados a ter com o meu cão depois da tosquia

Alguns dos cuidados a ter incluem evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, não passear em zonas suscetíveis de causar irritação na pele (como mato, por exemplo), vigiar o estado da pele do seu animal de modo a detectar precocemente alguma inflamação/irritação e atuar sobre ela para diminuir o seu desconforto e manter os cuidados de manutenção adequados ao tipo de pêlo.


Se a tosquia estiver desaconselhada pode optar antes por um banho e uma boa escovagem para remover pêlo em excesso.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

Comments


bottom of page