top of page
Buscar

Porque é que os gatos não gostam de água?



Porque é que os gatos não gostam de água? É uma das questões com mais pesquisa relacionada com o comportamento dos gatos.


A verdade é que existem alguns gatos que gostam bastante de água, mas a maioria deles aparenta ter fobia à mesma. Neste artigo poderá perceber o que está por trás deste medo excessivo de muitos dos nossos felinos domésticos. 

Porque é que os gatos não gostam de água? Devido à sua genética.


A resposta à pergunta “porque é que os gatos não gostam de água” está ligada à origem destes felinos. Embora muitos felinos evitem a água, a maioria são excelentes nadadores. No caso dos leões estes evitam ao máximo atravessar um rio, mas caso exista essa necessidade eles conseguem nadar muito bem. Já os tigres adoram caçar em zonas banhadas por rios. No entanto estes parentes estão muito afastados geneticamente dos nossos gatos domésticos.


A maioria dos gatos tem medo de água pois descendem dos gatos selvagens do Médio Oriente, que viviam em zonas próximas do deserto. Ao não terem um contacto regular com a água, os gatos selvagens desenvolveram ao longo do tempo alguma desconfiança em relação à água. Com o passar dos anos alguns gatos passaram a ter contacto com zonas florestais, onde existiam rios e ribeiras. Para esses gatos selvagens a água não é um motivo de medo, pois não é algo desconhecido e sim natural. Talvez a diferente origem geneticamente dos nossos felinos domésticos também influencie o seu comportamento perante a água. No entanto hoje em dia o hábito e a abordagem de um gato à água é o principal factor do tipo de reacção que o nosso animal tem.


Porque é que os gatos não gostam de tomar banho, mas adoram estar perto de zonas com água?

Os gatos em termos comportamentais são muito interessantes, pois parecem apresentar comportamentos contraditórios em relação à mesma temática. Mas se analisarmos bem ser colocado dentro de uma banheira de forma repentina não é o mesmo do que ficar a ver correr água da torneira. Todos os donos destes felinos sabem que têm na sua companhia seres extremamente curiosos.


Para a maioria dos gatos ver a água correr desperta-lhes bastante curiosidade. A água corrente é um mistério para eles, por isso ficam a vê-la fixamente com um olhar curioso. Muitos gatos até gostam de interagir com as gotas de água da torneira, acabando por brincar com estas. No entanto se a quantidade de água for mais elevada eles costumam afastar-se, pois já não se sentem completamente seguros. Os gatos não são cobardes, são sim desconfiados e cautelosos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

Comments


bottom of page