top of page
Buscar

Entenda a importância de banho e tosquia em cachorros

Atualizado: 16 de jul. de 2020

Saiba de que maneira o banho e a tosquia podem ajudar a manter a saúde do seu cão e em que fatores prestar atenção na hora da higienização canina.




Que os cães devem ser mantidos limpos e higienizados todos sabem. No entanto, muitos donos dos cães ainda ficam com dúvidas na hora de mandar seus amiguinhos para o banho e tosquia, principalmente em relação à frequência que esse tipo de limpeza deve ser feita. A verdade é que cada raça de cão tem suas próprias particularidades e, por isso, cada caso deve ser analisado isoladamente – já que a necessidade e constância dos banhos e tosquias serão determinadas, justamente, por estas características.


Cães com pelagem mais vasta e longa, por exemplo, precisam de muita escovação nos pêlos além do banho e da tosquia, pois os fios embaraçados podem ser o ambiente perfeito para o acúmulo de sujidade e o aparecimento de problemas como a dermatite (também causada pela falta de banhos e higiene, em geral). Além da pelagem, conhecer os hábitos do cão em questão também é fundamental para definir a hora do banho, já que um cão que vive em ambientes externos ficará muito mais sujo do que um que vive a maior parte do tempo dentro de um apartamento.


De modo geral, a recomendação é de que os cães tomem um banho a cada 15 dias, sendo que os que se sujam mais podem reduzir este tempo pela metade. Escovar seu cão antes da água também é algo importante e, caso você mesmo vá dar o banho no cão, deve utilizar produtos próprios para eles – e aproveitar para higienizar áreas importantes, como dentes e ouvidos (lembrando-se de colocar um algodão no local para que não entre água).


No caso da tosquia, a quantidade de pelagem também é um fator determinante, e deve ser observada – já que, ao contrário do que muitos pensam, a tosquia não é um processo que serve apenas para deixar o seu cão mais bonito e, sim, algo que pode evitar acidentes e ajudar a manter a saúde do animal. 

Para manter seu cão longe de complicações, o mais indicado é que ele seja levado para uma tosa higiênica mensalmente em algum local com profissionais de confiança; e não é uma boa ideia arriscar fazer o processo sozinho – até porque, cortar as unhas dos bichinhos é uma tarefa delicada, e se isso não for feito na maneira correta, o seu cão pode acabar saindo machucado.

Mais focado na saúde do que na estética do animal, a tosquia higiénica apara os pêlos em excesso de partes determinadas do corpo do animal; incluindo barriga, patas, região íntima e ânus - garantindo que o cachorro não escorregue pelo acúmulo de pelagem nos coxins (almofadinhas da sola das patas) e não fique sujeito a doenças por resíduos de fezes ou sujeiras nas áreas íntimas. 

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

JÁ ABRIU!

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

bottom of page