top of page
Buscar

Como ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no tapete higiénico










Uma das maiores preocupações dos tutores de cachorros é como ensinar o bichinho a fazer chichi e cocó no lugar certo. Essa é uma tarefa consideravelmente fácil, mas que exige paciência e dedicação. Durante o processo de aprendizagem, é possível que acidentes aconteçam. Mas, o importante é que, ao longo do tempo, você observe melhoras no comportamento do animal e, assim, você saberá que ele está entendendo o que você deseja que ele faça.

Para te ajudar com essa missão, preparamos algumas dicas valiosas. Confira!



Preparação da casa

Escolha o local mais adequado


O primeiro passo para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no local correto é escolher um lugar adequado para ser o banheiro do bichinho.

Defina um local que não seja muito próximo do espaço onde o cãozinho irá dormir e se alimentar. Nesse espaço determinado, coloque o tapete higiénico.


Ensinando o cachorro a fazer chichi e cocó no tapete higiénico


A melhor maneira de ensinar um animal a se comportar como desejamos é recompensando-o quando ele age da forma esperada. Sendo assim, sempre que o seu cachorro fizer chichi e cocó no lugar certo, você deverá oferecer a ele um petisco, muito carinho e elogios.

Mas, para que ele entenda o que ele está fazendo que está te deixando feliz, você precisa agir na hora certa. Então, quando você ver ele indo até o local, fique com ele até que ele tenha terminado e, logo após ele fazer suas necessidades, você deve recompensá-lo.

Repita essa ação sempre que ver o seu cachorro fazer da forma certa e, com o tempo, ele irá entender que é isso que você espera dele.


E se ele fizer as necessidades no lugar errado?


Todo processo de aprendizagem leva um tempo e, até que o cãozinho entenda certinho onde ele pode fazer chichi e cocó, acidentes podem acontecer.

Caso seu cachorro faça as necessidades no lugar errado, não brigue com ele, pois você pode assustá-lo e ele pode começar a fazer chichi e cocó escondido. Também não ralhe com o bichinho se você chegar a casa e encontrar um chichi fora do lugar, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual você está bravo com ele.


Como evitar que o cachorro faça chichi e cocó fora do resguardo?


A melhor forma de evitar surpresas desagradáveis é sempre se adiantar e levar o animal para fazer chichi e cocó antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado. Para isso, você pode:


1) Levar o animal várias vezes até o resguardo durante o dia

Sempre que você perceber que seu cachorro está há um bom tempo sem ir ao banheiro, você pode levá-lo até o resguardo e ficar um tempo com ele para ver se ele faz suas necessidades.


2) Atenção com os principais horários

Os cachorros normalmente têm vontade de fazer chichi e cocó logo depois que comem, depois que acordam de uma soneca e quando fazem uma atividade física ou brincam muito. Sabendo disso, leve seu cãozinho até o resguardo depois dessas atividades para que ele faça sempre no local correto.


3) Fique atento aos sinais

Já reparou que antes de fazer chichi e cocó os cachorros cheiram o chão e ficando dando voltas em torno de si? Então, sempre que ver seu cachorro dando sinais de que irá se aliviar você pode pegá-lo e conduzi-lo até o seu banheiro para que ele possa fazer o que precisa no tapete higiénico.


4) Deixe mais de um local à disposição do animal

Cachorros filhotes e idosos não conseguem segurar o chichi por tanto tempo e, muitas vezes, o local escolhido por você como o banheiro do cachorro pode estar longe de onde o animal está brincando ou descansando. Para evitar acidentes, você pode deixar sempre um resguardo perto do local onde o cãozinho está passando o tempo ou em mais de um lugar da casa.


5) Mantenha a higiene sempre

Ninguém gosta de usar um banheiro sujo, nem o seu cãozinho. Por isso, troque o resguardo com frequência, assim você evita que ele procure outro lugar para fazer suas necessidades.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia

É uma terapia que promove benefícios para a saúde e bem-estar do animal a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais). A aromaterapia auxil

Comentarios


bottom of page